Novas imagens do Palácio do Planalto mostram ministros discutindo e tentativa de roubo a caixa eletrônico

Os vídeos foram disponibilizados pelo GSI após a queda do sigilo

Pelo menos três ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizaram discussões acaloradas após a invasão ao Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, segundo mostram imagens do circuito interno de segurança que tiveram o sigilo suspenso pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Vídeos disponibilizados pelo GSI após a queda do sigilo mostram, entre outras cenas gravadas ao longo da invasão, que os ministros Flávio Dino (Justiça), José Múcio (Defesa) e Rui Costa (Casa Civil) gesticularam entre si enquanto analisavam os estragos causados pelos manifestantes no terceiro andar do Palácio, onde fica o gabinete presidencial.

Em um primeiro momento, Dino se dirigiu a Múcio gesticulando enquanto este estava ao telefone, próximo aos senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), aliados do governo. Depois, o ministro da Justiça sai de cena e é Costa quem começa a discutir com seu par da Defesa.

Embora as imagens não tenham registrado o áudio das conversas, o ministro da Defesa foi cobrado por outros integrantes do governo pela retirada do acampamento montado em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. O presidente havia determinado a desmobilização ainda naquele dia, mas a desocupação só ocorreu na manhã seguinte.

Momentos de tensão também foram registrados em outro trecho das gravações, que mostra o presidente Lula, a primeira-dama, ministros, aliados e outros integrantes do governo circulando pelos corredores do Palácio após a polícia ter retirado os manifestantes.

Clique aqui e leia mais